02/10/2008

Blog é coisa séria

"The sky is open to the stars. Clouds roll over us night and day. Oceans rise and fall. Whatever you may have heard, this is our world, our place to be. Whatever you've been told, our flags fly free. Our heart goes on forever. People of Earth, remember."

Bonito, não é?

Apesar do trecho acima ser mais parecido com um poema, foi retirado do Manifesto Cluetrain, ou trem das evidências. Escrito por Rick Levine, Christopher Locke, Doc Searls e David Weinberger, o manifesto foi publicado em 1999 e propõe uma nova forma de entender o impacto que a internet causaria (e causou) no mundo dos negócios. Na época, até que causou um certo debate na comunidade online e acabou virando livro.
Alguns anos depois, ninguém ouve falar muito no manifesto, mas ainda é um documento muito útil. Apesar de possuir partes "bobas", a maioria é brilhante. O manifesto é composto por 95 teses que defendem a "humanização" do mercado, ou seja, tratar o mercado como se ele fosse o que ele realmente é: humano. Muitas empresas ainda ignoram esse fato e mantêm a mesma atitude em relação à ele: travam com o consumidor uma linguagem monótona, impessoal.
E aí que os blogs entram: Um blog é capaz de atingir um grande número de pessoas pois usa uma linguagem muito mais acessível do que qualquer documento vindo de uma empresa, o que possibilita um melhor relacionamento empresa/mercado, pois passa a existir entendimento entre eles. E isso não se aplica somente a blogs, claro, mas eles são uma das principais ferramentas que podem ser usadas pois são mais confiáveis do que um site comum.

"Os mercados são conversações"

Só falando a mesma língua para que ambos os lados saiam no lucro.


Para ler: Manifesto Cluetrain


Após incontáveis links sobre o Manifesto, acabei caindo no Manifesto Cluetrain "revisitado". Vale a pena.

Nenhum comentário: