04/10/2008

Anúncios no Orkut

O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos.
Quando me cadastrei no site, me lembro que fiquei com um fato na cabeça: Não havia anúncios (banners e afins). E ficava pensando como aquilo funcionava...
Enfim, meu post de hoje seria sobre os anúncios que surgiram no Orkut depois de algum tempo. Mas a surpresa é que quando digito "anúncios no orkut" no Google, o primeiro resultado é de 2006. Aí resolvi mudar, digitei "publicidade no orkut". Não adiantou muita coisa, o primeiro resultado também era de 2006.
O que não é surpresa é que quem anunciaria no Orkut seria ninguém mais, ninguém menos do que o próprio Google.
Revirando links antigos, descobri que quando os anúncios foram aparecendo, houve grande rejeição por parte dos usuários. Os primeiros anúncios foram veiculados somente nos EUA e Índia. Mas hoje já podemos encontrar aquels banners chatos em diversas páginas do Orkut. Além disso, a publicidade na rede social também foi suspensa temporariamente devido à grande quantidade de conteúdo ilícito presente em comunidades e perfis, o que não traz boas coisas para as empresas anunciantes.
Não adianta, ninguém (e muito menos o Orkut) se salva.

Um comentário:

Guilherme disse...

os anúncios no orkut estão realmente ganhando espaço, mas eles se baseiam na idéia de mkt de intenção, o conceito é comportamental. começa a dar resultados agora. mas eu acho um saco.