12/11/2008

Qual o seu ponto de vista?

Novas campanhas publicitárias são veiculadas todos os dias, seja na internet, na televisão, rádio, etc. Fazer com que a sua campanha atinja o maior número de pessoas possível não é uma tarefa fácil. Tem tanta informação nova a cada dia que acabamos selecionando as que serão úteis e as que nos chamam a atenção.
Consciente disso, a blogosfera criou uma maneira fácil e simples de garantir que algumas informações tenham um público grande: a blogagem coletiva.
Blogueiros de lugares diferentes, que nunca ouviram falar um do outro, escolhem uma data (um dia, uma semana, um mês) para fazer postagens de determinados assuntos. A diferença entre a blogagem coletiva e o lançamento de novas campanhas é que ela não tem a função de divulgar algum produto e sim idéias. Um exemplo de blogagem coletiva foi o Outubro Rosa. O movimento surgiu nos EUA há 10 anos com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância de detectar o quanto antes o câncer de mama realizando a mamografia.
Além da utilização da internet, o movimento também usou recursos publicitários como colorir de rosa monumentos e pontos turísticos, além de fazer rodar por lugares onde a concentração de mulheres fosse maior, o "Rosamóvel", um carro todo pintado de rosa, chamando a atenção delas e disponibilizando informações úteis sobre a doença e maneiras de detectá-la.
Normalmente, com o propósito de ter mais divulgação, o dono do post deve ir até o blog do idealizador do movimento e deixar o link da sua postagem sobre o assunto, o que permite que outras pessoas leiam o que cada blogueiro escreveu.

E como não são todos que têm acesso a um blog por não saber como fazer, ou mesmo quem não tenha interesse em ter um blog mas que queira se expressar sobre um assunto que lhe chamou a atenção, há blogs que permitem a postagem de diversas pessoas. Um exemplo é o Blogagem Coletiva.

A blogagem coletiva permite que pessoas de diferentes lugares se expressem sobre um assunto, seja ele de cunho social, político... não importa. O importante é o poder de expressão e a possibilidade de conhecer diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto.

Nenhum comentário: